1. Hello!

    First of all, welcome to MapleLegends! You are currently viewing the forums as a guest, so you can only view the first post of every topic. We highly recommend registering so you can be part of our community.

    By registering to our forums you can introduce yourself and make your first friends, talk in the shoutbox, contribute, and much more!

    This process only takes a few minutes and you can always decide to lurk even after!

    - MapleLegends Administration-
  2. Experiencing disconnecting after inserting your login info? Make sure you are on the latest MapleLegends version. The current latest version is found by clicking here.
    Dismiss Notice

[PT-BR] Guias para brasileiros

Discussion in 'Guides' started by fael, May 25, 2023.

  1. fael
    Offline

    fael Nightshadow

    627
    317
    345
    Jun 8, 2020
    Male
    10:30 AM
    Fael
    Night Lord
    200
    SURRA
    Salve saaaaaaalve, minha galera!

    Eu havia criado alguns guias reunindo várias informações úteis pra galera da guild SURRA/Brasil. Entretanto, como nem todos os brasileiros estão no nosso Discord, achei que seria válido postar aqui no fórum com o intuito de disponibilizar um conteúdo em português pra caso algum brasileiro esteja perdido por aí.

    Lembrando que foi um guia feito de forma bem casual em um canal de texto de Discord, então as informações tão bem densas, sem imagens e tal, mas são dicas bem úteis pra quem tá começando, principalmente porque muita gente veio do BMS/GMS que era bem diferente do nosso MapleLegends.

    Quando tiver mais tempo, vou tentar adicionar imagens e tudo mais que for possível pra deixar tudo um pouco melhor. Fiquem à vontade pra sugerir mudanças!

    Mesmo que vocês já tenham experiência com Maple por outro server, existem muitas particularidades no MapleLegends. Eu vou escrever aqui algumas coisas que eu acredito que todos os iniciantes devam saber o quanto antes, pra facilitar a vida de vocês.

    1) HP washing
    HP washing é uma mecânica que te permite ganhar mais HP no seu char, tornando os bosses do mid/endgame viáveis. Esse processo depende de uma certa organização, onde o jogador normalmente precisará planejar sua jornada desde o início, adicionando pontos em INT. Adicionar INT não é bom pra maioria das classes (exceto mago), mas há várias maneiras de contornar isso para deixar seu char forte o suficiente para progredir, como por exemplo usando da mecânica do leech ou mesmo investindo seu dinheiro em itens certos de bom custo benefício pra poder progredir melhor.

    Além do HP washing, há uma outra opção pra ganhar HP e deixar seu char viável para os bosses. Recentemente a Staff anunciou que estão desenvolvendo um sistema de Challenges (desafios) para que o player consiga ganhar HP sem utilizar do HP washing. Nesse sistema que está prestes a ser lançado, você poderá conseguir HP suficiente pra enfrentar todos os bosses, mas tendo que fazer algumas missões que ainda não foram definidas. Vocês poderão utilizar desse sistema até um determinado limite de HP, e isso vai variar de cada classe (ex.: 12k HP pra bowman, 12k HP pra NL, 10k HP pra shadower, etc., sem considerar os itens que podem chegar a 1.1k até 2k de HP adicionais).

    No geral, eu recomendo fazer HP wash se você for warrior ou mago. Pra outras classes, fica a critério do jogador. Irei abordar um pouco mais sobre isso no guia ⁠abaixo sobre hp washing. Já quero adiantar que não é possível utilizar dos dois sistemas para ganhar mais HP do que o limite previsto nos Challenges. Isso significa que se vocês quiserem mais HP do que os Challenges fornecem, vão precisar realizar o HP washing.

    2) Preços dos itens
    A melhor forma de pesquisar quanto vale um determinado item é utilizando a Owl of Minerva. Esse item é comprado com NX no Cash Shop, e te permite pesquisar qualquer item disponível no FM. Lembrando que, ao passar o mouse por cima dos itens, vocês poderão ver os stats e onde a loja está localizada no FM.

    Uma outra forma de pesquisar é utilizando o site www.owlrepo.com. Esse site pode te dar uma noção do preço dos itens, mas não é atualizado em tempo real. É interessante para consultas rápidas e também quando você não consegue achar o item pela Owl of Minerva.

    3) Como votar em várias contas?

    É permitido votar em varias contas. Para fazer isso, vote em uma determinada conta com o seu 4G do celular, coloque e saia do modo avião, e quando tirar você poderá votar em uma outra conta. Para agilizar, pode salvar o link do site que abre assim que você clica no botão vermelho para votar em um chat do WhatsApp com você mesmo, por exemplo. Dessa forma, você não precisa ficar abrindo o site do ML e entrando na sua conta toda vida que quiser votar.

    E por que votar em várias contas?

    É interessante votar em várias contas desde que você começa o jogo. Isso acontece porque o NX que você ganha com o voto PODE ser guardado para realizar HP wash, caso você escolha por isso, e é necessário muito tempo de voto dependendo do seu objetivo no jogo. Eu recomendo vocês votarem, de início, em pelo menos 3 contas. Eu voto em 12. Todas elas podem ser criadas no mesmo e-mail, e vocês precisam ter pelo menos 1 char em cada uma delas para que o voto seja efetivado.

    De início, as contas seriam:
    1. Conta principal
    2. Conta secundária (como reserva, para caso vocês desejem criar outra classe no futuro)
    3. Conta para criar uma mula para gastar o seu NX livremente. Vou aproveitar para deixar uma dica muito importante: nessa terceira conta, você irá criar um char para que você possa gastar o seu NX livremente com Owl of Minerva (corujas pra pesquisar o preço dos itens) e Super Megaphone (itens para enviar mensagens para o servidor inteiro). Também é muito interessante que você compre o Hired Merchant no Cash Shop, e deixe o seu char dessa conta pelo menos lv16, porque é o lv. mínimo para transferir grandes quantias de dinheiro. Daí, vocês poderão colocar esse char do lado da loja de poção de New Leaf City (NLC), onde se encontram as poções mais baratas do jogo. Sempre que você precisar comprar poções, poderá fazer isso com outra conta e transferir pelo FM. Vai te poupar MUITO tempo e dinheiro.

    4) Databases para informações
    Pesquisem tudo o que quiserem sobre itens/quests/skills/jobs/mapas nos seguintes sites:
    www.maplelegends.com/lib
    http://bbb.hidden-street.net
    https://forum.maplelegends.com/

    A lib do MapleLegends possui informações como o tempo de respawn de bosses, número de bichos em um determinado mapa (servindo pra comparar qual melhor mapa pra determinado mob), e mesmo é possível ver como chegar em algum mapa clicando na aba "Locations". O site do hidden-street é melhor para ver quests. O fórum do MapleLegends possui vários outros guias também.

    Dêem preferência a essa database do MapleLegends. Se não encontrarem o que estão procurando, usem o hidden-street.net.

    5) Use poções pra aumentar o dano
    Existem poções muito boas que valem a pena comprar no começo do jogo pra aumentar seu dano, especialmente se você estiver fazendo wash. Pra quem é mago, pode utilizar da Wizard Potion (vende em New Leaf City - NLC - por 5k cada, e dá +20 magic attack). Outras classes se beneficiam muito da Coke Zero Pill (vende na Coke Town por 12k cada, e dá +15 attack).

    Pra acessar New Leaf City, vá até o metrô de Kerning City (no meio da cidade) e compre um ticket pra NLC. Pra acessar a Coke Town, procure o Coke Administrator em qualquer cidade de Victoria Island (Perion, Ellinia, Henesys, Kerning e Nautilus) e responda algumas perguntas. Elas são vendidas nas lojas de poções.

    6) Como fazer dinheiro
    Para iniciantes, a melhor forma de fazer dinheiro é matando bichos pelos mapas pois todos eles dropam Gachapon Tickets. Se tiver sorte, podem conseguir bastante grana com isso, fora que já estarão upando naturalmente. Um mapa que qualquer pessoa pode acessar é o Henesys Hunting Ground II (vai pro primeiro mapa a esquerda de Henesys e sobe a corda que fica no topo dele pra chegar), que tem uma densidade muito grande de mobs fracos que vão morrer pra 1 hit.

    Tem alguns mobs interessante pra se farmar em níveis mais baixos: os Drakes (em Sleepywood, lv. 50) e os Nightghosts (em Mushroom Shrine, lv. 60). Eles dropam scrolls caros. Os Drakes podem dropar Helmet for INT 60% (custa uns 9~10m) e os Nightghosts dropam vários Dark Scrolls de 30 e 70%, são muito bons. Recomendo ir no que vocês acharem mais confortável, depende muito da classe.

    Além disso, uma outra ideia é fazer Amorian Party Quest (APQ). Pra isso, precisam casar o char (podem criar uma mula em outra conta e bancar o NX do casamento), e ser lv. 50+. É uma boa PQ pra levantar uma grana (guia: https://bbb.hidden-street.net/party-quest/amorian-challenge)

    Para níveis mais altos, esse guia pode ser interessante:
    https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/mesos-advanced-guide-to-making-money-quickly.33977/

    Se você gosta de quests, existem algumas dão scrolls bons listadas nesses guias:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1s79SftsEdoBpo6un7pILjmCbWOge-K7B0cdZAocnoYM/edit#gid=0
    https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/valuable-scroll-quest-list.17708

    7) Anéis permanentes do jogo
    Existem dois anéis permantes: o monsterbook ring e o ellin ring. Vejam os guias para obtê-los:
    Monsterbook ring:
    https://docs.google.com/spreadsheet...TzDNGUtYJOojfk9qbVHSl70l0/edit#gid=1847158424 https://forum.maplelegends.com/inde...nting-guide-get-your-tier-10-ring-asap.32458/

    Ellin ring:
    https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/guide-ellin-saviors-ring-quest-step-by-step.34967/

    8) Comandos importantes
    Pra verificar todos, podem digitar @commands no jogo. Os mais usados são:

    @epm e @epm X: verifica a exp obtida em X minutos (se nenhum valor for digitado, será calculado por 1 minuto)

    @dpm e @dpm X: verifica o dano causado em X minutos (se nenhum valor for digitado, será calculado por 1 minuto)

    @checknx ou @charstats: verifica algumas características do seu char/conta. Bom pra usar e ver quantos sets de carta de monstros você já completou.

    @gm: manda uma mensagem diretamente pros GMs. Obviamente, usem com bom senso. Normalmente isso é usado pra reportar bugs ou abusos.

    @mapowner: checa quem é o dono do mapa. Se você não for o dono, não poderá matar bichos ou pegar itens no mapa de outra pessoa (exceto se for autorizado). Funciona da seguinte forma: uma vez que você mata um bicho em um mapa sem dono, você terá o mapowner por pelo menos 5 minutos. Para continuar como dono do mapa, basta dar pelo menos um hit nos monstros. Se você ficar 5 minutos sem bater nos bichos, perderá o mapa.

    1) O que é o wash?
    O wash é um sistema que te permite ganhar mais HP (hp wash) ou mais MP (mp wash). Isso é feito por diversos motivos: reduzir custo de poção, sobreviver a certos bosses, ou pra ter mais conforto durante os conteúdos. Pra isso, de forma resumida, você precisa adicionar INT no seu char (que é removida depois, se você não for mago) ou upar com itens de INT, dependendo da sua classe/dinheiro disponível.

    2) Quem precisa fazer wash?
    Hoje em dia, eu só aconselho fortemente fazer wash para guerreiros e magos. Nessas classes, o wash é extremamente fácil e não há motivo pra não fazer. Se você é uma dessas classes, pode seguir diretamente pro guia específico delas abaixo.

    Se você estiver jogando de archer, thief ou pirate, não é necessário fazer mais, e a escolha entre fazer ou não fazer fica pra você decidir. Antigamente, essa mecânica de wash era obrigatória pra essas classes poderem enfrentar certos bosses, e isso foi alvo de muita crítica ao longo de anos, já que necessitavam adicionar muita INT e isso significaria perder muito dano. Em razão disso, a Staff do servidor propôs novo sistema, dos Challenges, que está prestes a ser implementado, visando acabar com a obrigatoriedade do wash para essas classes (ver https://forum.maplelegends.com/inde...-challenges-system-hp-wash-alternative.47420/).

    Com esse novo sistema, alguns desafios/missões serão propostos, e o player ganhará HP em troca de completá-las. Assim, todas as classes poderão enfrentar todos os conteúdos do jogo, e só precisarão de Hyper Body (buff do DK que aumenta a vida) nos bosses do endgame (Pink Bean e Auf Haven, principalmente), que normalmente já possuem DKs nos grupos. Já vi pessoas concluírem Auf Haven com menos de 12k de HP, inclusive.

    Nesse novo sistema, esses serão os HP máximos (sem considerar itens que dão HP):

    [​IMG]

    Uma coisa importante a ressaltar é que você não poderá fazer Wash e Challenges pra ganhar mais HP do que a tabela acima mostra. Você até pode fazer Wash e depois utilizar do Challenge, mas uma vez que você utilizar dos Challenges, você automaticamente será bloqueado de realizar o Wash, então não seria muito racional, a menos que você queira acelerar o ganho realizando Wash inicialmente e depois aproveitando dos Challenges.

    Na minha visão, pra archer, thief ou pirate, só é válido washar se for com o objetivo de obter um valor de HP que deixe independente de qualquer HB pra qualquer conteúdo do jogo (ou seja, em torno dos 20k de HP). Isso porque, como expliquei acima, o sistema de Challenges já te dará acesso a todos os conteúdos, precisando de HB em apenas 2 ou 3 deles. Por exemplo: um char que gastou tempo e washou pra 15k de HP sobrevive nos mesmos bosses sob as mesmas circunstâncias que um char que nunca washou e só utilizou dos Challenges.

    3) Como fazer HP wash em thief/archer/pirate?
    Bom, já adianto que é bem difícil - e nem é minha intenção - trazer um guia tão geral sobre isso, o que significa que vão haver muitas informações suprimidas que, se vocês precisarem, podem vir me perguntar diretamente.

    Mas enfim, se vocês realmente optarem por fazer HP wash, sigam o que eu vou falar abaixo. A ideia aqui é trazer um RESUMO DO RESUMO, nada muito específico, pra quem quer começar fazendo isso.

    De maneira resumida, pra você realizar HP wash, você precisa criar MP extra suficiente pra depois converter em HP. De forma geral, o HP wash realizado pra altos ganhos de HP, ou seja, pra ficar independente de HB pra todos os conteúdos do jogo, é dividido em três partes:

    1. Adicionar INT base;
    2. Realizar MP wash;
    3. Realizar HP wash.


    Etapa 1: Adicionar INT base Provavelmente essa é a única etapa que vocês vão conseguir fazer por conta própria, já que não tem muito mistério. As outras etapas são mais complexas de entender e difíceis de passar as informações por aqui.

    Pra Buccaneers, recomendo wash pra 30k de HP. Adicionem 250~300 INT base (sem contar com itens de INT). Nessa classe, há um detalhe sobre o aproveitamento dos fresh APs. Isso é um detalhe que você pode entender melhor nesse guia: https://forum.maplelegends.com/inde...eers-field-guide-2021-update-pink-bean.34735/. Caso ainda não entenda, fale comigo no privado.

    Pra Thief ou Archers, recomendo wash pra 20k ou 30k de HP. Pra 20k, adicionem 250~300 INT base. Pra 30k, adicionem 360~400 INT base.

    Pra Corsairs, recomendo wash pra 20k ou 30k de HP. Pra 20k, adicionem 320~350 INT base. Pra 30k, adicionem cerca de 450 INT base.

    O valor da INT depende dos itens de INT que vocês vão ter acesso. Sobre os itens de INT, eles não são necessários, apenas ajudam a economizar cash (NX). Na realidade, pra objetivos acima de 20k, eles mudam bem pouco esse gasto. E outra coisa, não é porque você tem 30 de INT em equips que você pode remover 30 de base, não funciona assim. O cálculo específico da sua base de INT de acordo com os seus itens de INT pode ser feito, mas as estimativas acimas são razoavelmente precisas.

    Etapa 2: MP wash
    Depois de adicionar a INT (normalmente em torno do Lv. 60~80), todas as classes vão precisar fazer MP wash. A partir do momento em que você chegar à INT necessária pro seu objetivo, seja ela qual for, você deve guardar os pontos que receber quando upar. Esses pontos são chamados de "fresh APs", que são os pontos nunca usados antes. Eles são necessários pra fazer MP wash, que consiste em adicionar esses pontos diretamente em MP, comprar um AP reset e tirar de MP pra DEX/LUK/STR.

    A grande questão aqui é quantas vezes vocês farão esse processo. Isso não dá pra dizer, pois depende de quanto é seu objetivo e quais itens você terá acesso. Normalmente, os cálculos são feitos considerando um nível alvo que o jogador quer ter o char "pronto". Entenda "pronto" como um char que tem uma quantidade de INT baixa e tem todo o MP extra necessário pra converter pro HP que você quer.

    Cada jogador pensa em um nível alvo que quer deixar o char "pronto". Tem gente que quer jogar com o char Lv. 140 pra aproveitar os bosses de nível mais baixo, tem gente que quer jogar Lv. 160 pra aproveitar HT e estar mais perto dos bosses de Neo Tokyo, e por aí vai. Eu to falando isso porque você vai calcular um número de mp washes necessários a depender do seu HP alvo, da sua INT base, da sua INT total e do seu nível alvo pra deixar o char "pronto".

    É recomendado tirar a INT base DEPOIS de se certificar que toda MP extra necessária já foi criada pra ser convertida em HP.

    Etapa 3: HP wash
    Há duas formas de proceder com o HP wash: o fresh AP wash e o stale wash.

    O fresh AP wash consiste no método padrão. Assim que upar, você vai utilizar aqueles pontos que você ganha em HP, comprará AP resets e retirarão de MP pra STR/DEX/LUK. Buccaneers só devem utilizar desse método.

    O stale wash consiste em comprar um AP reset e tirar de MP pra HP. Porém, isso só é possível se existir pelo menos um ponto em HP ou MP. Archers, thieves ou corsairs poderão utilizar desse método.

    Você normalmente só irá realizar stale wash nesses dois cenários:
    1. Durante o processo do fresh AP wash, após adicionar os fresh APs em HP. Nesse exato momento, vocês terão pontos em HP/MP, como é necessário pra fazer o stale wash. Normalmente é isso que é feito. Exemplo: você upou Lv. 156 e tinha cash pra comprar 12 AP resets. Coloque os 5 pontos em HP. Use 7 AP resets pra retirar de MP pra HP, e depois use os outros 5 AP resets pra retirar de MP pro seu stat principal. No final, você terá feito 7 stale washes e 5 fresh AP washes, sem perder nenhum stat.

    2. Quando você não estiver upando pra ter fresh APs, você ainda pode realizar stale wash comprando AP reset e retirando um ponto de algum dos seus stats, colocando em HP. Depois disso, compre o máximo de AP resets que seu cash der, guarde um único AP reset e use o resto pra retirar de MP pra HP. Depois, use o último que você havia guardado pra retirar de MP de volta pro stat. Esse método geralmente é realizado em dois casos: quando você é level 200 (e não tem mais como ganhar fresh APs), ou quando você ficou muito tempo sem upar o char, mas guardou bastante NX, e aí poderá ganhar uma boa quantia de HP assim que retornar.

    Quero passar algumas ideias pra vocês, antes de listar alguns dos mapas mais usados.
    1) Nesse server, assim como qualquer outro server que tenha leech, dinheiro = experiência. Isso é importante considerar quando vocês tiverem upando qualquer char. Por exemplo: imaginem que em um local X, vocês façam 100k de exp por hora e muito dinheiro, e no local Y vocês façam 200k de exp por hora, mas pouco dinheiro. Às vezes, o local X pode acabar sendo superior, porque o dinheiro pode ser usado pra comprar leech ou mesmo equipamentos pra melhorar seu grind.

    2) Todas as classes possuem faixas de níveis que são difíceis, então você pode optar por fazer dinheiro pra comprar leech ao invés de grindar em um local chato/ineficiente. Exemplo: upar um mago f/p do Lv. 40 ao 70 pode ser bem complicado. Entretanto, na 3rd job, o f/p consegue fazer a maior exp comparativamente às outras classes. Por isso, não seria má ideia juntar dinheiro pra comprar leech do 65 ao 80 em um f/p, por exemplo, pra ter a skill da 3rd job no máximo.

    3) Outro detalhe importante é que os mapas no servidor são buffados. A quantidade de mobs nos mapas é normalmente maior que nos servers originais. Além disso, alguns mapas (como os mapas de deep Ludibrium) possuem teleports pra facilitar a locomoção e alguns mobs (como alguns de El Nath, deep Ludibrium, Leafre, etc.) possuem drop de scrolls diferentes do original (https://forum.maplelegends.com/inde...r-event-2022-balance-changes-explained.46741/). Essas modificações foram feitas visando o balanceamento dos mapas, visto que deep Ludibrium era completamente excluída por conta da existência dos CDs, por exemplo. Eu vou listar abaixo alguns mapas bons pra vocês uparem. São links da biblioteca do servidor, e caso vocês não saibam como chegar neles, basta ir abrindo a aba "Portals" e ir navegando.

    Vou listar alguns mapas de grind, depois vou falar de PQs, e depois vou colocar algumas quests interessantes. Façam o que preferirem. Alternar entre essas opções é bom pra desopilar também.

    4) Grind
    Lv. 10~21
    :
    HHG 2: https://maplelegends.com/lib/map?id=104040001 É meu mapa preferido pra upar no começo, porque é muito bom pra dropar gachapon tickets. Isso vai te ajudar a levantar uma grana no começo pra comprar itens básicos.

    Lv. 15~21:
    Pigs: https://maplelegends.com/lib/map?id=100020100 (bom pra archers, piratas de gun, thief de claw)
    Octopus: https://maplelegends.com/lib/map?id=103010001 (bom pra magos, guerreiros que já possuem itens de accuracy e piratas de knuckle)
    Bubblings: https://maplelegends.com/lib/map?id=103000101 (bom pra mago, principalmente, ou classes com um dano considerável, já que é um mob com alta defesa e difícil de dar knockback)

    Lv. 21~30:
    Wild Boars: https://maplelegends.com/lib/map?id=101030001 (bom pra guerreiros, piratas de knuckle)
    Genins: https://maplelegends.com/lib/map?id=800040100 (bom pra magos, principalmente. mas dá pra ir com outras classes dentro do castelo, acessando pela janela desse mesmo mapa!)

    Lv. 30~35:
    Teddies: https://maplelegends.com/lib/map?id=220010500 (bom pra todas as classes) Genins: https://maplelegends.com/lib/map?id=800040100 (bom pra magos, principalmente, talvez até o 37)

    Lv. 35~45/55:
    Porkies: https://maplelegends.com/lib/map?id=250010000 (bom pra I/L, guerreiros, brawlers e bandits, principalmente Lv. 37+ com a skill de dano da 2nd job)
    Copper Drakes: https://maplelegends.com/lib/map?id=101030406 (mob difícil de acertar, é uma outra opção pras mesmas classes acima, dropa Helmet Accuracy 60%, mas é pior em relação a exp)
    Jr. Wraiths: https://maplelegends.com/lib/map?id=103000200 (bom pra cleric)

    Lv. 47~70/80:
    Ghost Ship (GS): https://maplelegends.com/lib/map?id=541010000 (bom pra todas as classes)
    Forest of Golem (FOG): https://maplelegends.com/lib/map?id=105040306 (bom pra guerreiros, brawlers, bandits)
    Roids: https://maplelegends.com/lib/map?id=261020300 (bom pra sin, archers e gunslingers)
    Voodoos: https://maplelegends.com/lib/map?id=682000501 (bom mapa pra assassins, gunslingers, principalmente). A exp não é tão alta, mas dá pra levantar uma grana.
    Nightghosts: https://maplelegends.com/lib/map?id=800020200 (esse mob dropa muito scroll bom. A exp é bem razoável a depender da classe, mas é uma boa opção pra fazer dinheiro em qualquer level, principalmente com skills de 3rd job em diante)
    Drakes: https://maplelegends.com/lib/map?id=105080000 (bom mapa pra fazer grana, dropam Helmet INT 60%. A exp é razoável)

    Lv. 65/80~90/120
    CDs: https://maplelegends.com/lib/map?id=742010203 esse é um dos melhores mobs do jogo pra faixa de nível. Dropam itens bons pra vender na loja, os mapas são planos, os bichos se multiplicam e dão muita exp. Dá pra ficar até Lv. 90+, dependendo da sua classe e do seu gosto. Normalmente, as pessoas ficam até 90 ou 95.
    Vikerolas: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030000 bom mapa pra I/L pra upar com Thunderbolt até maximizar o Ice Strikes, e pra White Knights com Fire Charge.

    Lv. 89~120
    Galloperas: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030100 depois que buffaram os Priests nesse mapa, a maioria das pessoas começou a upar aqui, principalmente em dupla com o HS dos Priests. Dropam Bottomwear DEX 60% e Gloves ATT 60%.

    Lv. 95~120
    Himes: https://maplelegends.com/lib/map?id=800020130 continua sendo um bom mapa, mas dizem que Galloperas ficou melhor. Dropa Crossbow ATT 30% e Earring DEX 70%. Tratem como segunda opção pra não enjoar de ficar em um mapa só.

    Lv. 120+
    Depois do 120, os lugares de up vão variar com a classe, mas não são muitas opções:

    Bishops/Arch Mages:
    Lv. 120+, Skeles: https://maplelegends.com/lib/map?id=240040511
    Lv. 125+, 5-6: https://maplelegends.com/lib/map?id=702070300 (normalmente é melhor Lv. 130+ pra Arch Mages)

    Outras classes: Em dupla com Bishops, Skeles: https://maplelegends.com/lib/map?id=240040511
    Em dupla com outros attackers, 7F: https://maplelegends.com/lib/monster?id=9600021

    5) Party Quests
    As Party Quests são opções alternativas pra upar e garantem um item exclusivo de cada PQ. Não é a melhor opção de grind, mas é uma alternativa, principalmente se estiver enjoado de algum mapa. Um fato é que NÃO VALE A PENA ESPERAR POR GRUPO. Se você quiser fazer uma PQ e não tem grupo, uma opção é jogar em outro char enquanto espera no seu char principal, ou colocar uma mula no mapa da PQ enquanto espera time e ir grindar em outro local.

    Kerning PQ (21~30)
    : é uma PQ legal, dá pra upar bem, e dá um shoes que pode vir de 0~2 em cada stat. Pode vir o scroll Overall INT 10%, que é caro.

    Ludibrium PQ (35~50): sinceramente, é uma das piores PQs. O item da PQ é um eye accessory de 3 slots com 1 em cada stats. Pode ser um item interessante pra bandits, mas pras outras classes é um item fraco. Pra mago e warriors, esse item é completamente inútil, pois existem opções bem melhores e mais baratas.. A exp da LPQ não é tão boa também.

    Ellin PQ (45~55)
    : é uma PQ boa, e o item é muito bom pra todas as classes, com exceção dos magos. É um brinco que você pode scrollar com 60 ou 70% earring for LUK/DEX, dependendo da classe, e pode conseguir um brinco realmente endgame (se passar 4 ou 5 scrolls). É uma boa opção pra upar mago F/P.

    Orbis PQ (50~70): é uma PQ boa. Dá uma luva 3 att, 4 int, 5 slots. É uma luva que também dá pra scrollar bem, dependendo da classe, mas não é nada muito forte, considerando que é difícil passar todos os scrolls.

    Pirate PQ (55~100): PQ difícil de achar grupo, principalmente porque tem opções melhores. Precisa de muitas runs pra ganhar o helmet final, que é pior do que um Zakum Helmet. Considerando que Lv. 50 a guild já fornece um helmet, não vejo sentido em fazê-la.

    Magatia PQ (71~85): é uma PQ legal, dá um pendant de 6~8 stat e 400 HP, que não é tão útil porque tem opções bem melhores. Entretanto, pra magos que querem ter muito HP e podem sacrificar alguns stats, esse é o melhor pendant de HP do jogo.

    6) Quests

    Lv. 1~35: https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/exact-guide-for-1-35-in-under-6-hours.29751/

    Algumas quests de Ariant são indicadas no guia acima, mas tem outras nesse guia: https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/guide-quick-precise-ariant-quests-guide.17303/

    Outras quests interessantes, separadas por faixas de nível: https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/good-quests.2947/

    Aqui vão algumas opções de quests que dão scrolls bons: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1s79SftsEdoBpo6un7pILjmCbWOge-K7B0cdZAocnoYM/edit#gid=0 https://forum.maplelegends.com/index.php?threads/valuable-scroll-quest-list.17708

    OBS: A intenção desses guias é abordar um pouco de cada classe, de maneira geral, e foi feito principalmente com a ideia de ajudar no começo do jogo. Qualquer dúvida, melhor perguntar diretamente!

    1) Ability points: Primeiramente, adicione 40 INT no seu char o quanto antes (não esqueça que precisa de 35 STR para virar a job). De guerreiro, é fundamental que você faça o HP wash para chegar ao máximo de HP possível (30k), já que é muito fácil de fazer isso. Vá acumulando seu NX sempre que puder, evite gastar com besteira. O resto dos pontos, adicionem em STR. Tentem não adicionar nada em DEX, procurem os itens que vou listar abaixo!

    2) Skill points: Só vou destacar o que é realmente essencial: a partir do lv10, tenha certeza de colocar 5 pontos em "Improve HP Recovery" e depois maximize a "Improved MaxHP Increase" (10 pontos). Não adicionem Final Attack! Qualquer guia do fórum pode te ajudar com as skills. Lembrando que de Hero é importante adicionar Shout e Armor Crash!

    3) Itens importantes
    Aqui é uma parte importantíssima. Guerreiro sofre com accuracy, mas se você conseguir comprar os itens certos - que não são caros - isso não vai ser um problema. SEMPRE USEM A "OWL OF MINERVA" DO CASH SHOP PRA PESQUISAR OS PREÇOS (ver guia Geral acima). Vou listar bons itens pra vocês procurarem no começo, e façam nessa ordem:

    Helmets: Blue Old Wisconsin (6~8 accuracy, Lv. 20) e Zakum Helmet (Lv. 50);
    Face accessory: Sad mask (9~11 accuracy, Lv. 25);
    Arma scrollada com accuracy: quase todas as armas possuem scrolls que dão accuracy, e eles são bem baratos. Vocês precisarão scrollar por conta própria. Procurem na Owl of Minerva "for accuracy" e vocês vão ver uma lista de scrolls possíveis;
    Overalls: Bathrobe (10 DEX~, Lv. 20); Shoes scrollado com "shoes for avoidability", que também dá accuracy. Vocês também precisarão scrollar esse item.
    Gloves: Work gloves qualquer cor ou Yellow Marker (8 att)
    Eye accessory: White Raccoon Mask (scrollada 10+ acc, Lv. 45): talvez seja um pouco caro ou até raro de achar, então talvez deixem isso pra Lv. 70+.

    4) Qual classe escolher?
    Aqui eu vou resumir um pouco dos pontos positivos e negativos de cada classe.

    Paladin: possui dano elemental, excelente classe pra bosses com fraquezas, focado em single target. É excelente classe pra começar o jogo. Tem muito destaque em bosses de lv mais alto tipo Neo Tokyo e Pink Bean, assim como outros bosses com fraqueza, tipo Anego/Samurai.

    Hero: é uma classe "cleave", ou seja, bate em vários targets ao mesmo tempo. É excelente para CWKPQ, Core Blaze e Auf Haven. É bom em HT, zakum e JC. Tem o buff "Rage", mas não é essencial, já que o item "Cider" faz a mesma coisa e não é caro. Não tem muito destaque em outros bosses, ficando inferior ao paladin em bosses single target sem fraquezas.

    Dark Knight: é muito parecido com o Hero. Também é uma classe "cleave" e é excelente para CWKPQ, Core Blaze e Auf Haven. É bom em HT, zakum e JC. Tem o buff "Hyper Body" (HB), que é útil para fazer os outros economizarem poções e aumentar a sobrevida (mas não é fundamental, porque a maioria das pessoas fizeram HP wash). Tem um dano bem parecido com o Hero quando jogado de forma correta: essa classe precisa jogar com o hp baixo por conta da skill Berserk. É uma mecânica que faz com que ele dê mais dano quanto menor o HP, o que deixa a gameplay mais desafiadora. Também fica inferior ao paladin em bosses single target sem fraqueza. Todas as classes são boas para começar o jogo, uma vez que upam bem, o wash é muito fácil e o acesso aos bosses também.

    5) Onde upar?
    A intenção aqui é mostrar mapas incomuns, mas que as classes se destacam. Se não houver a informação que você procura, é porque sua classe deve upar bem nos outros locais mais comuns, listados no ⁠guia sobre Como upar.

    Lv. 36~50:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=250010000

    Lv. 50~60:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=105040306 é um mapa muito confortável pra guerreiro, mas Ghost Ship consegue render mais exp.

    Lv. 130+:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=702070400 (se você for Hero ou Paladin, talvez tenha dificuldade pra ir no Lv. 130, mas no 140+ será tranquilo. É uma das melhores formas de upar do jogo)

    Paladin:
    Lv. 80:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=551030000 (mobs fracos a Fire)

    Lv. 95:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=220070301 (mobs fracos a Fire)

    Lv. 130+:
    https://maplelegends.com/lib/monster?id=9400582 (usando Heaven's Hammer, se tiver maximizado, de preferência com um priest Lv. 115+ pra te dar HS e finalizar os monstros

    OBS: A intenção desses guias é abordar um pouco de cada classe, de maneira geral, e foi feito principalmente com a ideia de ajudar no começo do jogo. Qualquer dúvida, melhor perguntar diretamente!

    1) Ability Points:
    Pra magos, a melhor build é colocar todos os pontos em INT. As builds que adicionam LUK podem ser superiores caso você invista uma grana extremamente pesada, o que normalmente é inviável. Mesmo que esse seja seu objetivo, ainda é melhor seguir com todos os pontos em INT e depois resetar pra LUK.

    O washing do mago é essencial. Entretanto, é uma das classes mais confortáveis de se washar. Basicamente, o que você precisa é juntar NX, e o processo só vai começar no Lv. 100~120.
    MP washing: começa no lv. 100~120. Após upar, adicione os pontos em MP. Comprem AP Resets no Cash Shop e retirem os pontos de MP pra INT. Façam isso até obter cerca de 29.5k de MP total.
    HP washing: começará após o MP washing (depois de ter 29.5k MP). Aqui o processo é um pouco mais complexo, então recomendo que me perguntem pessoalmente (ou pra alguém experiente que já fez HP wash EM MAGO). Se esse resumo não for suficiente, olhem: https://forum.maplelegends.com/inde...ensive-guide-to-hp-mp-washing-on-mages.35025/

    2) Skill points:
    Nas skills, é interessante que você upe o Three Snails como beginner. Essa skill não consome os cascos de snails como antigamente, e você usará pra upar lv. 13. Se você upou ela, você irá colocar 5 pontos em Improved MP Recovery e 10 pontos em Improved MaxMP Increase. Depois disso, 1 energy bolt, maximiza Magic Claw, maximiza Magic Guard e maximiza Improved MP Recovery.
    Se você não upou o Three Snails, só adiante com 1 ponto em energy bolt, mas depois retorne pra mesma ordem descrita acima.

    3) Itens importantes
    Como vocês provavelmente serão magos com build pure INT, vocês terão acesso bastante limitado aos itens. Entretanto, pra mago é muito tranquilo seguir sem usar equipamento nenhum (no meu mago, eu só usei Wooden Wand, Green Paint Brush, Yellow Umbrella e as Elemental Wands). SEMPRE USEM A "OWL OF MINERVA" DO CASH SHOP PRA PESQUISAR OS PREÇOS (ver ⁠guia-geral). Um conceito importante: 1 INT = 1 magic attack (matt, ma). TMA significa Total Magic Attack e representa a soma da INT com o magic attack do item, exemplo: uma wand com 3 int e 145 magic attack possui 148 TMA.

    Lv. 8: Wooden Wand. Vocês podem procurar scrolls wand for magic attack 60% se tiverem uma grana sobrando, pois não são caros, e podem ajudar um pouco.
    Lv. 30: Green Paint Brush. Esse item requer 5 STR, pode ser adquirido por 100k no NPC do Ninja Castle (explicarei como chega na seção de upar). Caso você não tenha, pode procurar uma Red Work Gloves, ou uma Maple Bandana, por exemplo, que são itens baratos que normalmente dão STR, e daí vocês poderão equipar. Vale muito a pena usar esse item.
    Lv. 35: Maple Staff. Não é tão fácil encontrar e também não é tão barato. Os itens maple só vêm em evento de aniversário, então é bem comum seguir com o Green Paint Brush.
    Lv. 40: Yellow Umbrella. É uma opção muito barata, pode usar coruja pra comprar no FM. Custa uns 500k~1m. Também recomendo bastante.
    Lv. 43: Maple Lama Staff ou Nocturnal Staff. A Nocturnal é obtível em uma quest de lv50. Vocês podem estar comprando no FM. Não costuma ter dificuldade de revender. Uma clean vale em torno de 6m. A Maple Lama é mais rara, mas também é opção.
    Lv. 54: Heart Wand. É obtida nos casamentos. Costuma aparecer pelo FM. Deve valer algo em torno dos 8m.
    Lv. 70: Elemental Wands 1~4. Essa é uma opção muito barata pra vocês, devem comprar de certeza. Lembrando que as elemental wands buffam danos elementais a depender do tipo: wand 1, vermelha - aumenta dano de fogo; wand 2, roxa - aumenta dano de veneno; wand 3, azul - aumenta dano de gelo e wand 4, amarela - aumenta dano de raio. Pra priests, todas são iguais. Pra I/L, recomendo comprar uma wand 3, pois a skill principal da 3rd job é de gelo (Ice Strike). Pra F/P, se for upar com poison (extremamente recomendado), você nem precisará de wand. Uma clean custa em torno de 1m~.
    Lv.130: Elemental Wands 5~8. Mesma coisa das 1~4. Preço varia muito a depender dos stats.

    Como eu disse, não há muita necessidade de ficar comprando itens de int no começo. Podem seguir tranquilamente só mudando as armas (e NÃO PRECISA PEGAR TODAS!). Porém, se vocês quiserem comprar algum outro item, vou listar algumas opções com bom custo benefício:

    Lv. 15: Single Earring com 4~5 int e 8~10 magic attack (12~15 TMA)
    Lv. 20: Bathrobe com 10~14 int.
    Lv. 50 ou Lv. 65: Purple Adventurer Cape ou Purple Gaia Cape com uns 12~15 TMA.
    Lv. 50: Zakum Helmet. A nossa guild faz o serviço de graça, mas precisa fazer a prequest!

    Os outros itens costumam ser mais caros, mas em sequência, vocês podem procurar por luvas (yellow work gloves, red marker), eye accessory (raccoon masks), pendants (silver deputy star, tem quest lv80) e shields (stolen fence, maple shield, maple magician shield) por último.

    4) Qual classe escolher?
    Cleric/Priest/Bishop: acredito ser uma ótima classe pra começar o jogo. Tem buff que aumenta a xp obtida pelos membros da party, e isso é muito útil pra upar outros chars e pra vender leech. Consegue fazer uma grana razoável no Lv. 120, e uma ótima grana no Lv. 160+, por meio da venda de leech. É a melhor classe pro Horntail (um dos principais bosses do jogo), e uma boa classe pra Zakum e Pink Bean. Em outros bosses, geralmente são levados como mula. Progride muito bem no início do jogo.

    Wizard/Mage/Arch Mage Ice/Lightning: é uma ótima classe pra começar o jogo também. Consegue fazer uma grana boa no Lv. 130 e uma ótima grana no Lv. 150+, por meio da venda de leech, mas precisa de uma mula de Holy Symbol (priest Lv. 81). É uma ótima classe pra bosses de Neo Tokyo (Bergamot, Nameless, Nibergen), boa classe pra Zakum e Pink Bean. Progride muito bem no início do jogo, mas depois do lv80~ costuma ter mais dificuldade que o Priest por não ter HS.

    Wizard/Mage/Arch Mage Fire/Poison: também é uma ótima classe pra começar o jogo. Consegue fazer uma grana boa no Lv. 130 e uma ótima grana no Lv. 145+, por meio da venda de leech, mas precisa de uma mula de Holy Symbol (priest Lv. 81). É uma ótima classe pra Pink Bean, e boa classe pra Zakum. Progride bem até o Lv. 35, mas tem dificuldade do 35 ao 60~70. Entretanto, é a classe que upa mais rápido (e bem discrepante) do 70 ao 120.

    No geral, todas as 3 classes são boas. Se sua intenção for vender leech, os arch mages são mais fáceis de fazer grana, pois começam a vender leeches caros mais rápido, mas dependem de um HS mule. Os bishops são classes mais versáteis, que podem servir como mulas no futuro pra outros chars e também chegam a vender leeches caros (só que mais tarde). Pra boss, o bishop consegue acessar os bosses mais cedo e mais facilmente. Bosses de arch mage são de levels mais altos.

    5) Onde upar?
    A intenção aqui é mostrar mapas incomuns, mas que as classes se destacam. Se não houver a informação que você procura, é porque sua classe deve upar bem nos outros locais mais comuns, listados no ⁠guia de Como upar.

    De forma geral,
    Lv. 25~37: https://maplelegends.com/lib/map?id=800040100

    Cleric/Priest/Bishop:
    Lv. 37~43:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=103000200 https://maplelegends.com/lib/map?id=220040000 (é bem semelhante ao mob acima, mas é uma opção pra quando você estiver em Ludibrium, caso curta alternar o grind com LPQ também)
    Lv. 43~50: https://maplelegends.com/lib/map?id=103000202
    Lv. 50~80: https://maplelegends.com/lib/map?id=541010000
    Lv. 67~90: https://maplelegends.com/lib/map?id=742010203 (antes do lv80 é difícil, mas é possível se você tiver um partner DK pra upar contigo usando Dragon Roar enquanto você cura)
    Lv. 89~120: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030100
    Lv. 115+: https://maplelegends.com/lib/map?id=702080000 (aqui é pra upar com algum amigo F/P, dando last hit nos bichos envenenados, ou lurando os mobs pra perto de um Chief Bandit que esteja upando com Meso Explosion)

    F/P:
    Após o 35, recomendo upar fire arrow e procurar as quests e as Party Quests (PQs). F/Ps são classes que tem uma segunda job muito lenta, então as quests de forma geral vão ajudar muito, especialmente as PQs. O guia da seção de upar possui algumas quests interessantes pra vocês fazerem. Sobre as PQs, recomendo o seguinte:
    Lv. 35~45: Ludibrium PQ
    Lv. 45~51: Ellin PQ
    Lv. 51~60 ou 70: Orbis PQ
    Lv. 60~80: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030000 (usando Poison Breath)
    Lv. 80~130:https://maplelegends.com/lib/map?id=702080000 (usando Poison Mist. Requer uma pessoa pra finalizar os monstros, normalmente lv115+ magos, mas podem ser arqueiros, corsairs, NL).

    I/L:
    Lv. 37~48: https://maplelegends.com/lib/map?id=250010000
    Lv. 48~70: https://maplelegends.com/lib/map?id=541010000
    Lv. 70~90: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030000 https://maplelegends.com/lib/map?id=742010203
    Lv. 90~115: https://maplelegends.com/lib/map?id=551030100
    Lv. 115+: https://maplelegends.com/lib/map?id=702080000 (pode dar last hit pra finalizar esses bichos envenenados, por isso precisa de um amigo F/P)

    OBS: A intenção desses guias é abordar um pouco de cada classe, de maneira geral, e foi feito principalmente com a ideia de ajudar no começo do jogo. Qualquer dúvida, melhor perguntar diretamente!

    1) Ability Points:
    É importante vocês decidirem sobre o wash antes de começarem a usar seus pontos. Recomendo checarem o guia ⁠sobre hp washing, pois eu irei abordar isso resumidamente lá. Caso não queiram fazer wash, a build melhor pra seguir é adicionar tudo em DEX até o Lv. 110, mais ou menos, e adicionando STR com o tempo para equipar suas armas acima do Lv. 100 (normalmente, você só muda pra essas armas depois do Lv. 120). Você só vai adicionar ponto em stat secundário o tanto quanto for necessário pra equipar a arma que você comprar do Lv. 100+.

    2) Skill Points:
    Não tem muito segredo, podem procurar qualquer guia na internet. Não adicionem Final Attack!!

    3) Itens importantes:
    Como vocês vão buildar full dex de início, não poderão equipar a grande maioria das armas. Isso é tranquilo, pois até lv64 existem as armas Maple. É sempre bom comprar uma luva (qualquer Work Gloves ou Yellow Marker) com 8 de attack, que tem um ótimo custo benefício. Podem escolher comprar uma Black Ragged Cape, do Lv. 25 com 2 attack também, ou alguma outra do Lv. 50 que dê DEX, se não for muito caro (lembrando que, no geral, 1 att = 5~7 DEX). Overall com STR ou DEX são baratos também, vale a pena pegar alguma Bathrobe com 10~16 STR ou DEX, dependendo da sua classe. Brinco (normalmente Single Earring) 8~10 DEX são relativamente baratos e fáceis de revender também. SEMPRE USEM A "OWL OF MINERVA" DO CASH SHOP PRA PESQUISAR OS PREÇOS (ver ⁠Guia Geral).

    Bowmasters:
    Lv. 35: Maple Bow
    Lv. 43: Maple Soul Searcher
    Lv. 64: Maple Kandiva Bow ou Bow of Magical Destruction

    Marksman:
    Lv. 35: Maple Crossbow
    Lv. 43: Maple Crow
    Lv. 64: Maple Nishada

    4) Qual classe escolher?
    Acredito que dependa muito do seu estilo de jogo, porque os dois arqueiros são muito balanceados. Vou colocar alguns prós e contras e vocês decidem por conta própria.

    Os bowmasters só usam uma skill de dano, e isso é confortável (mas não significa que seja algo bom, depende de como você gosta de jogar). BM é a única classe que não depende de nenhum buff de outros players, o que o torna extremamente independente pra fazer todos os conteúdos. Em bosses que dão damage reflection (como Pink Bean e Dunas), os BMs precisam prestar muita atenção porque atiram muito rápido, então o tempo de reação precisa ser reduzido.

    Os marksmen possuem duas skills de dano. Uma delas (Snipe) tem que ser usada a cada 5 segundos pra maximizar o dano (isso faz a gameplay mais dinâmica, mas nem todos curtem), e é uma skill que dá 200k de dano fixo. Essa skill é interessante porque você garante um dano base muito bom, mesmo que você não tenha itens bons. Além disso, em bosses que possuem muita defesa, você acaba se sobressaindo com essa característica (MMs são excelentes no Pink Bean). Eles dependem do buff SI pra atingir o dano máximo.

    No geral, as duas classes são muito balanceadas. Acho que o que deve pesar mais na decisão seja a questão da gameplay.

    5) Onde upar?
    A intenção aqui é mostrar mapas incomuns que as classes se destacam. Um guia mais geral de como upar será colocado no ⁠guia de Como upar.

    Hunter:
    Lv. 36+: https://maplelegends.com/lib/map?id=100040103 (com Arrow Bomb)
    Lv. 45+: https://maplelegends.com/lib/map?id=261020300

    Crossbowman:
    Lv. 45+: https://maplelegends.com/lib/map?id=261020300

    OBS: A intenção desses guias é abordar um pouco de cada classe, de maneira geral, e foi feito principalmente com a ideia de ajudar no começo do jogo. Qualquer dúvida, melhor perguntar diretamente!

    1) Ability Points:
    É importante vocês decidirem sobre o wash antes de começarem a usar seus pontos. Recomendo checarem o guia ⁠sobre HP washing, pois eu irei abordar isso resumidamente lá. Caso não queiram fazer wash, a build melhor pra seguir é adicionar tudo em LUK até o Lv. 105, mais ou menos, e adicionando DEX com o tempo para equipar suas armas acima do Lv. 100 (normalmente, você só muda pra essas armas depois do Lv. 120). Se você for bandit (que usa dagger), terá que adicionar STR também. Você só vai adicionar ponto em stat secundário o tanto quanto for necessário pra equipar a arma que você comprar do Lv. 100+.

    2) Skill Points:
    Não tem muito segredo, podem procurar qualquer guia na internet. Ainda recomendo seguir como sindit, caso você escolha Bandit na segunda classe. Os sindits basicamente usam as skills de claw, na primeira job, uma vez que o Double Stab é muito inferior ao Lucky Seven, e também conseguem upar mais rápido porque atiram a distância e encontram grupos em PQs mais facilmente, caso você curta.

    3) Itens importantes:
    Como vocês vão buildar full LUK de início, não poderão equipar a grande maioria das armas. Isso é tranquilo, pois até lv64 existem as armas Maple. É sempre bom comprar uma luva (qualquer Work Gloves ou Yellow Marker) com 8 de attack, que tem um ótimo custo benefício. Podem escolher comprar uma Black Ragged Cape, do Lv. 25 com 2 attack também, ou alguma outra do Lv. 50 que dê LUK, se não for muito caro (lembrando que, no geral, 1 att = 5~7 LUK). Overall com LUK são baratos também, vale a pena pegar alguma Bathrobe com 10~16 LUK, dependendo da sua classe. Brinco (normalmente Single Earring) 8~10 LUK são muito baratos e fáceis de revender também. SEMPRE USEM A "OWL OF MINERVA" DO CASH SHOP PRA PESQUISAR OS PREÇOS (ver ⁠Guia Geral)

    Bandit: Não precisa comprar todas as armas. Aqui são opções que vocês tem, tentem procurar os mais baratos.
    Lv. 35: Korean Fan
    Lv. 43: Maple Wagner
    Lv. 50: Diamond Dagger (precisa de 8 STR, talvez precise da Deputy Star ou Zakum Helmet pra equipar)
    Lv. 53: Liu Bei Dagger
    Lv. 64: Maple Asura Dagger ou Maple Dark Mate
    Lv. 65: Fan (precisa de 35 STR, não é tão simples conseguir isso no começo)
    Lv. 75: Kebob

    Assassin:
    Lv. 35: Maple Claw
    Lv. 43: Maple Kandayo
    Lv. 55: Shinobi Bracer
    Lv. 64: Maple Skanda
    Lv. 90: Night Raven's Claw (não recomendo, porque é muito cara e Lv. 100 já tem a Red Craven).

    4) Qual classe escolher?
    Shadower (dagger) e Night Lord (claw) são classes bem distintas. Vou resumir um pouco de cada.

    O shadower é uma classe muito versátil. É a classe que menos gasta poção do jogo, e gasta bem menos dinheiro que o NL em poções. É uma classe boa pro PB (boss mais forte do jogo), e consegue fazer os outros conteúdos de forma decente, apesar de não serem destaques. Em níveis mais baixo, conseguem ocupar um espaço garantido ocupando o papel de sed target no HT (um dos conteúdos preferidos do pessoal), mas essa função pode ser substituída por uma mula em grupos mais otimizados. É uma classe que consegue upar muito bem em 7F (diferentemente do NL) e fazer uma grana decente quando comparada a outros attackers.

    O night lord é uma classe totalmente voltada pra boss. Provavelmente é a classe que as pessoas mais gostam. São excelentes em todos os bosses do jogo. Não upam bem em outros lugares. São extremamente dependentes do SE (buff de arqueiro) pra dar dano, mas isso não costuma ser um problema porque arqueiros geralmente existem em todos os grupos. De forma geral, NL e corsairs são as classes que dão mais dano no jogo. É uma classe relativamente mais cara de se criar por causa da alta demanda pelos itens.

    5) Onde upar? A intenção aqui é mostrar mapas incomuns, mas que as classes se destacam. Um guia mais geral de up será colocado no ⁠guia-de-up

    Night Lord:
    Lv. 45+:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=250020000
    https://maplelegends.com/lib/map?id=261020300
    Lv. 50+:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=800020200

    Shadower:
    Lv. 37+:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=106000140 (dá pra farmar bastante gachapon e ainda dropa Korean Fan, bom pra upar com Savage Blow)
    Lv. 40+:
    https://maplelegends.com/lib/map?id=250010000 são mobs com mais hp, então talvez valha a pena continuar no mapa anterior pegar uma arma/itens melhores, mas testem quando puder, pois esse mapa é excelente.
    Lv. 70+: pode começar a upar com Meso Explosion em três lugares: https://maplelegends.com/lib/map?id=230040100 (pior de todos, mas talvez seja a melhor opção pra ir solo)
    https://maplelegends.com/lib/map?id=800020130 (bom pra ir com um priest que te dê HS e lure os bichos)
    https://maplelegends.com/lib/map?id=702080000 (bom pra ir com um priest que te dê HS e lure os bichos, normalmente só Lv. 100+)

    OBS: Meso Explosion é uma skill divertida, mas ao mesmo tempo cansativa e cara. Uma outra opção pra investir seu dinheiro é simplesmente comprar leech, que muitas vezes sai mais barato que grindar com Meso Explosion. Outra opção é alternar os dois, já que depois de algumas horas você provavelmente estará cansado de clicar.

    OBS: A intenção desses guias é abordar um pouco de cada classe, de maneira geral, e foi feito principalmente com a ideia de ajudar no começo do jogo. Qualquer dúvida, melhor perguntar diretamente!

    1) Ability Points:
    É importante vocês decidirem sobre o wash antes de começarem a usar seus pontos. Recomendo checarem o guia ⁠sobre HP washing, pois eu irei abordar isso resumidamente lá.

    Caso não queiram fazer wash, se você for seguir como Buccaneer (pirate que usa knuckle), adicione tudo em STR até Lv. 110, mais ou menos. Depois, talvez você precise adicionar um pouco de DEX pra equipar sua arma de Lv. 100+ (normalmente, você só muda pra essas armas depois do Lv. 120), mas normalmente não é necessário, dependendo dos seus itens. No caso do Corsair (pirate que usa gun), adicione tudo em DEX até Lv. 110, mais ou menos, e depois adicione o STR necessário pra equipar sua arma de Lv. 100+ (normalmente, você só muda pra essas armas depois do Lv. 120). Você só vai adicionar ponto em stat secundário o tanto quanto for necessário pra equipar a arma que você comprar do Lv. 100+.

    2) Skill Points: No caso do pirata de knuckle (Buccaneer), assim que você pegar a segunda job, você deve maximizar o Improve MaxHP. Não podem atrasar essa skill!!! Além disso, é importante lembrar que todas as skills serão maximizadas no final, com exceção de Double Shot da primeira classe (não vai colocar ponto nela) e Shockwave na terceira classe (só irá adicionar 3 pontos). No caso do pirata de gun (Corsair), não tem muito segredo. Podem procurar qualquer guia na internet.

    3) Itens importantes:
    Como vocês vão buildar full STR ou DEX de início, não poderão equipar a grande maioria das armas. Isso é tranquilo, pois até lv64 existem as armas Maple. É sempre bom comprar uma luva (qualquer Work Gloves ou Yellow Marker) com 8 de attack, que tem um ótimo custo benefício. Podem escolher comprar uma Black Ragged Cape, do Lv. 25 com 2 attack também, ou alguma outra do Lv. 50 que dê STR/DEX, se não for muito caro (lembrando que, no geral, 1 att = 5~7 STR/DEX). Overall com STR ou DEX são baratos também, vale a pena pegar alguma Bathrobe com 10~16 STR ou DEX, dependendo da sua classe. Brinco (normalmente Single Earring) 8~10 DEX são relativamente baratos e fáceis de revender também. SEMPRE USEM A "OWL OF MINERVA" DO CASH SHOP PRA PESQUISAR OS PREÇOS (ver ⁠Guia Geral).

    Buccaneer:
    Lv. 35: Maple Knuckle
    Lv. 43: Maple Storm Finger
    Lv. 64: Maple Golden Claw

    Corsair:
    Lv. 35: Maple Gun
    Lv. 43: Maple Storm Pistol
    Lv. 64: Maple Canon Shooter

    4) Qual classe escolher?
    Buccaneer (knuckle) e Corsair (gun) são classes bem diferentes, mas são classes muito fortes no meta atual.

    O buccaneer é uma classe mais voltada pra utilidade/suporte. Possui dois buffs excelentes: Speed Infusion (que aumenta a velocidade de attack para guerreiros, marksman e corsair) e Time Leap (reseta cooldown das skills). Além disso, conseguem controlar o posicionamento de alguns bosses, que é uma função quase que exclusiva dessa classe. Conseguem dar um ótimo dano também, o que o torna uma das melhores classes do jogo atualmente, mas não são os melhores nesse quesito.

    O corsair é a classe que dá mais dano do jogo, juntamente com o NL (thief). É uma classe muito forte, mas é difícil de jogar, pois requer muita atenção e controle do personagem, e isso faz algumas pessoas não gostarem da classe. Também consegue fazer uma boa exp grindando sem ser em boss, diferentemente do NL.

    5) Onde upar?
    A intenção aqui é mostrar mapas incomuns, mas que as classes se destacam. Um guia mais geral de up será colocado de Como upar.

    Brawlers:
    Lv. 37+: https://maplelegends.com/lib/map?id=250010000

    Gunslingers:
    Lv. 45+: https://maplelegends.com/lib/map?id=261020300

    1) O que é o leech?
    Leech é uma mecânica que permite um char upar o outro. Normalmente, os leeches são feitos por Arch Mages (com uma mula Priest Lv. 81) ou Bishops.

    2) Conceitos importantes
    1. Leech não necessariamente é mais rápido que o grind. Pra vocês terem ideia, um Bishop leechando um char Lv. 45 demora 1h por nível, enquanto que um mago Lv. 45 consegue upar em 30~40 minutos grindando normalmente. Em outras faixas de nível, o grind pode ser até superior ao leech. Isso é importante saber porque muita gente pede leech de graça achando que é um trabalho simples, e não é.

    2. Nem todo mundo gosta de comprar leech, mas se você gostar, tem que saber que o leech deve ser comprado estrategicamente. TODAS as classes possuem determinadas faixas de níveis que são difíceis de upar (no geral, isso acontece Lv. 110~120 ou Lv. 50~70 dependendo da sua classe). Então, nessas faixas de níveis que são mais difíceis, talvez seja interessante comprar um leech caso você queira progredir sem se cansar muito. Se for seu primeiro char, possivelmente você não vai ter dinheiro pra comprar leech, então você pode alternar entre fazer alguma coisa que dê uma boa grana (ver ⁠Guia Geral pra algumas sugestões) e depois comprar leech. Vou dar um exemplo: um mago F/P upa muito mal do 35 ao 60~, mas upa 10x mais rápido que qualquer outra classe a partir do 80, então pode ser interessante comprar um pouco de leech em níveis que o grind ficou cansativo.

    3) Locais comuns de leech com suas respectivas EPH esperadas (para dois compradores)

    Lv. 10-20
    : Bubblings 50-75k eph
    Lv. 20-30: Genin 200-250k eph
    Lv. 30-43: Jr. Wraiths 250k-350k eph
    Lv. 30-36 ou 43: Rumo (Magatia)
    Lv. 36-43: Porky's in Mu Lung - 500k eph
    Lv. 43-50: Wraiths 550-650k eph
    Lv. 50-53: Red Slimes 800-900k eph
    Lv. 53-55: Pac Pinky (Ghost Ship 1/GS1) 900k-1m eph
    Lv. 55-58: Selkie Jr. (Ghost Ship 5/GS5) 1-1.1m eph
    Lv. 58-65: Slimy (Ghost Ship 2/GS2) 1.1-1.2m eph
    Lv. 57-65: Peach Monkey - Similar to GS2
    Lv. 65-67: Windraiders 2.5-3m eph*
    Lv. 67-75: CDs 2-4m eph
    Lv. 75-82: Wolfspiders 5-7m eph
    Lv. 82-85/90: Vikerola 11-12m eph
    Lv. 85-90: Ulu 1 9-11m eph (melhor ficar em Vikerola)
    Lv. 90-100: Ulu 2 12-14m eph
    Lv. 100-105: Ulu 3 15-18m eph
    Lv. 105+: Petris 20-24m eph
    Lv. 108+: Skeles 18-22m eph
    Lv. 125+ 5-6F*: Eph varia muito.

    4) Formas de negociar leech
    Basicamente, há três formas de negociar o leech. Você pode comprar/vender por hora (exemplo: 1h de leech em Ghost Ship 2), comprar/vender packages (exemplo: do Lv. 58 ao 65 em Ghost Ship 2), ou comprar por rates (isso só acontece Lv. 105+, quando negociam 1m de mesos por 3.1m de exp, normalmente).

    5) Como calcular valores de leech? (atualizado 09/01/2023)
    Se você for comprar/vender por hora, normalmente se cobra 6~7m por pessoa, e o vendedor aceita dois compradores (fechando 12m total). Se houver 3 compradores, o normal é que esse preço por pessoa reduza, mas não é bem definido. Esse preço só é válido pra leeches de níveis inferiores a 100.

    Se você for comprar/vender por packages, vai depender de qual package estará sendo vendido. Para calcular de forma correta, utilize o site www.leechcalculator.com. Nesse site, você colocará as informações de qual nível começará o leech e qual nível terminará (exemplo: começa no 58 e termina no 65), fornecerá e exp ideal com base na informação do tópico 3) e, por fim, o valor por hora do leech.

    Para leeches acima de nível 100, geralmente o cálculo é feito por rates. Funciona da seguinte forma: 1m de mesos compra 3.1m de exp. Por meio do www.leechcalculator.com, é possível visualizar a porcentagem e o nível de qualquer pessoa, desde que ela atualize dentro do jogo, e, pra atualizar, você pode invitar ou expulsar algum membro da party. Antes de iniciar o leech, o vendedor joga no sistema pra saber exatamente a exp que determinado player tem, e, depois da sessão do leech, ele faz isso novamente depois que o comprador atualizar. Assim, é possível calcular exatamente quanto de exp foi entregue durante o leech. Então, basta dividir a quantidade de exp por 3.1 e isso resultará na quantidade de mesos que o comprador deve pagar.

    6) Dicas
    Pra quem quer vender leech, é interessante colocar o maior número de compradores possível dentro do grupo. Pra isso, você provavelmente não vai conseguir vender por hora, mas irá vender packages ou por rates. Isso é explicado porque o bônus do Holy Symbol é maior quanto maior o número de pessoas na party. Exemplo: se você arrumou 2 compradores por package e encontra mais um comprando, pode colocar esse terceiro dentro da party que vai valer a pena. Ou se você tem um char e encontra mais duas pessoas comprando packages, por exemplo, pode colocar todos eles dentro da party. Por essa razão, se você planeja leechar vários chars, ou tem pelo menos um outro char pra upar, vale a pena sempre tentar vender leech pra outras pessoas enquanto você se leecha, pois o dinheiro pago por esses compradores valerá a pena.


    É isso. Lembrando que referenciei vários outros guias já prontos de players experientes do server, então créditos a todos eles também.

    Se você ainda não tá no server do nosso Discord, entra aqui:
    https://discord.gg/JnzSjvaj7S

    Qualquer outra dúvida ou sugestão, pode mandar aqui embaixo, ou pelo meu discord fael #2318.
    Valeu valeu!
     
    Last edited: May 25, 2023
    • Like Like x 7
    • Great Work Great Work x 4

Share This Page